FANDOM

Goku (孫 悟空, Son Gokū, ou Son Goku) nasceu com o nome de Kakarotto (カカロット, Kakarotto) é o protagonista das franquias Dragon Ball.

Histórico

Originalmente batizado como Kakarotto (カカロット), Goku é membro de uma raça fictícia de extraterrestres, os Saiyajins. Logo após seu nascimento, Goku é enviado à Terra, para destruir as formas de vida locais e preparar o planeta para venda no mercado intergalático. Graças a uma pancada na cabeça que lhe causa amnésia, Goku esquece sua missão e passa a ter como objetivo se tornar mais forte, simplesmente pelo prazer da tarefa. No início da série, Goku conhece uma adolescente extremamente inteligente chamada Bulma, o ladrão Yamcha e duas criaturas transmorfas, Oolong e Pual. Também encontra quem viria a ser seu melhor amigo, Kuririn, enfrenta a Red Ribbon, o temível Tao Pai Pai e outros guerreiros durante seu treinamento. Ao participar de diversos torneios de artes marciais, Goku também enfrenta seus futuros aliados Tenshinhan e Chaos, assim como Piccolo.

Habilidades

Durante toda a série, Goku é a personagem que mais possui conhecimento sobre técnicas de batalha. Devido ao fato de ser um Saiyajin, seu poder (chamado ki) aumenta sempre que ele se recupera de uma batalha. Além disso, ele tem uma força sobre humana e velocidade que ultrapassa a luz, graças também, ao fato de ser um Saiyajin e aos duros treinamentos que realiza dia-a-dia. Como todos os guerreiros, ele pode voar utilizando o Buku-jutsu(舞空術 "Técnica de Dança no Céu"

Sua primeira técnica energética foi o Kamehameha (かめはめ波 "Onda Destrutiva da Tartaruga"), que se tornou sua principal técnica. Ele a aperfeiçoou, criando suas variações, Super Kamehameha (超かめはめ波 "Super Onda Destrutiva da Tartaruga") e o 10x Kamehameha (10倍かめはめ波 "Onda Destrutiva da Tartaruga Aumentada 10x"). O golpe é simples, bastando concentrar parte do Ki e dispará-lo pelas mãos, mas Goku também consegue realizá-lo com os pés. No 21º Torneio de Artes Marciais, ele domina o Zanzouken (残像拳 "Punho da Imagem Remanescente"), a técnica de se mover tão rápido que a imagem permanece parada no lugar.

Enquanto treinava com o Kaioh do Norte, ele desenvolve suas duas técnicas. O Kaioken (界王拳  "Punho do Rei do Mundo"), é uma técnica que aumenta a força,velocidade,agilidade e poder do usuário e, o deixa envolvido numa aura vermelha rosada. Entretanto, a grande ampliação do Kaioken pode levar a morte. Goku consegue aumentá-lo em vinte vezes. A Genki Dama (元気玉 "Bola de energia") é um ataque que consiste em reunir todo a energia de seu usuário ou dos seres-vivos que lhe derem energia. Foi usada em sua primeira luta contra Vegeta, porém foi lançada por Kuririn. Na luta contra Freeza, Goku realiza uma maior, com a energia de Namekusei e dos planetas próximos. Com Majin Boo, a Super Genki Dama (自然の超球 "Super Esfera da Natureza") e contra Omega Shenlong, a Genki Dama Universal (全世界の元気玉 "Esfera Global de energia"). Com os Yadoratsujins, Goku domina o Teletransporte (瞬間移動 "Shunkan Idō"), que é usado principalmente para levar ele e seus amigos para outros planetas. Fora da série, no 13º Filme da série, Dragon Ball Z: Ataque do Dragão, ele realiza uma das técnicas mais devastadoras, o Punho do Dragão (龍拳 "Ryuken"). Consiste em liberar toda a energia, em forma de um grande dragão dourado que desintegra tudo o que toca.

Formas e transformações

Oozaru

Como todos os Saiyajins, Goku pode se transformar em um Oozaru quando ele vê a lua cheia enquanto ele possui sua cauda, embora sempre contra sua vontade. Porque essa cauda foi removida permanentemente por Kami Sama quando ele restaurou a Lua, essa transformação nunca foi usada novamente por Goku até Dragon Ball GT (a qual é mostrada brevemente antes da transformação em Oozaru Dourado), fazendo esta a transformação menos usada.

Kaioken

Enquanto normalmente é considerada uma técnica de aumento de poder, vários videogames, como a série Budokai considera esse poder como uma transformação. Uma versão melhorada chamada Super Kaioken é a combinação do Kaioken e da transformação Super Saiyajin.

Oozaru goku
Goku fssj

Super Saiyajin Falso

Durante o filme Dragon Ball Z: Goku, O Super Saiyajin, Goku se transforma nesta forma tentando derrotar Lord Slug. Através de raiva por ter sido derrotado, Goku criou uma grande quantidade de aura e virou um Super Saiyajin falso, que lhe deu mais velocidade e força por alguns segundos suficientes para atacar Lord Slug. Nesta forma, ele parece similar ao Kaioken, mas ele fica mais musculoso, e seus olhos ficam brancos como Broly em sua forma Lendária, seu cabelo levanta e ganha um tom vermelho.

Super Saiyajin

GSSJ

Goku consegue essa poderosa transformação quando fica com raiva após Freeza matar Kuririn. Freeza havia destruído os Saiyajins por ter medo de seus poderes crescentes e a ideia de um possível Super Saiyajin. Com o resultado de haver derrotado Freeza, Goku vinga ambas a raça Saiyajin e a morte de seu melhor amigo Kuririn.

Goku pode usar algum de seu Poder Super Saiyajin em sua forma normal sem precisar se transformar completamente. Usado durante suas batalhas no Inferno, e nomeado no jogo Dragon Ball Heroes.

Super Saiyajin fase 2

Após ver Vegeta e Trunks saindo da Sala do Tempo, Goku conclui que ultrapassar os limites do Super Saiyajin normal pode ser mais possível do que se imaginava, e entra na sala para treinar com Gohan. Após ensinar Gohan como se transformar em Super Saiyajin, Goku se transforma nesta forma junto com a próxima Super Saiyajin fase 3. Porém, embora essa forma não abaixaria a velocidade como a próxima fase, ele decide que ficar transformado assim usaria muito ki, então ele decide que a forma Super Saiyajin normal é mais adequada para combate, e planeja para si e Gohan dominá-la antes de sair da câmara. Como resultado, depois de 20 horas dentro da sala (Vegeta e Trunks ficaram um dia inteiro cada, e depois ficariam ainda outro antes dos Jogos de Cell), ele e Gohan emergem como Super Saiyajins Poder Total. O resultado disso e a nova descoberta da transformação mais poderosa até então, Super Saiyajin 2, esta forma não é mais usada por Goku, e Vegeta e Trunks logo o seguem.

Super Saiyajin fase 3

Assim como a forma Super Saiyajin fase 2, Goku se transforma nesta forma na Sala do Tempo enquanto treina com Gohan. Embora esteja aparentemente mais forte que Cell nesse estado, Goku diz a Gohan que ele não poderia derrotá-lo porque Cell era muito mais rápido, e todo o poder do mundo não adiantaria se não pudesse nem acertá-lo. Ao invés de perserverar mais em simplesmente aumentar seu poder, Goku decide que dominar a forma Super Saiyajin para diminuir seus malefícios é uma forma melhor de lutar e ganhar poder. Esta forma não é usada após a primeira vez que se transformou nela.

SuperSaiyanBulkedGokuPanning1-1-
GokuUltraSaiyan
Mastered SSJ

Super Saiyajin Poder Total

Após perceber as fraquezas inerentes das fases altas de Super Saiyajin, Goku conclui que dominar a forma básica de Super Saiyajin é mais avantajosa e aumentou sua resistência naquela forma, e então conseguiu este estado.

Super Saiyajin 2

Goku consegue esta transformação treinando no Planeta do Senhor Kaioh no Outro Mundo[1], onde ele põe energia ilimitada na transformação. Ela foi vista primeiramente quando Goku se transforma para encher Yakon de energia, e Vegeta nota que Goku usou a mesma transformação que Gohan usou para derrotar Cell. Goku depois transforma neste estado antes de mostrar o Super Saiyajin 3 para Majin Boo e Babidi, e depois em filler para lutar com Kid Boo.

Goku usa esta forma nos filmes Dragon Ball Z: Uma Nova Fusão: Gogeta e Dragon Ball Z: O Ataque do Dragão. Em Dragon Ball GT, ele aparece brevemente em Super Saiyajin 2 antes de transformar em Super Saiyajin 3 durante sua segunda luta com Super Baby Vegeta.

GokuSSIIDemo01

Quando Goku se transforma em Super Saiyajin 2 há algumas mudanças, como seu cabelo ficando longo e ainda mais espetado, fazendo com que seu cabelo fique mais definido que nas outras formas, e uma mecha de cabelo cai para frente e o resto fica para trás. Ele também ganha eletricidade na sua aura, e a aura fica maior e mais vibrante.

Super Saiyajin 3

GokuSuperSaiyan3

Goku aprendeu esse nível no Outro Mundo, onde ele pôde por mais energia em sua transformação, levando vários anos para conseguir a forma.[2] Goku é o primeiro visto usando essa transformação contra Majin Boo. Uma vez nesta forma, Goku consegue fácilmente derrotar Majin Boo em sua primeira forma e ficar páreo com Kid Boo por um bom tempo. Porém, a transformação drena a energia muito rápido, e cortou o tempo de Goku na Terra de horas para apenas trinta minutos após usar a transformação por pouco tempo. Quando ele tentava recuperar a energia para conseguir derrotar Kid Boo na sua última batalha, ele não conseguiu porque não tinha levado em conta o seu corpo mortal, e logo reverteu a sua forma normal. De modo geral, estas desvantagens fazem dela um uso impraticável fora do Outro Mundo.

Goddo Goku

Deus Super Saiyajin

Deus Super Saiyajin é uma transformação além do Super Saiyajin 3. Goku consegue esta forma no filme Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, e usa-a contra o Deus da Destruição Beerus. Em várias mídias, Goku é chamado de Deus Goku neste estado. Quando Goku se transforma nesta forma, ele tem uma aura flamejante. Ele aparece com seu cabelo brilhando vermelho numa forma igual a sua forma básica, olhos vermelhos, um pouco mais magro, e uma aura flamejante. O poder deste guerreiro excita até o Deus da Destruição Beerus. A forma permite que Goku sinta ki divino, mas ele logo volta à sua forma normal devido ao tempo limite da forma.

Saiyajin além de Deus

Rof goku

Esta não é realmente uma transformação, mas um estado de poder maior após dominar o poder do Deus Super Saiyajin. Goku aperfeiçoa este estado em algum ponto durante seu treinamento com Whis, e o usa em O Renascimento de ‘F’ durante sua batalha contra Freeza.

Super Saiyajin Deus Super Saiyajin

Godly Super Saiyan Goku

Após treinar com Whis junto com Vegeta durante O Renascimento de ‘F’, os dois ganharam a habilidade de usar a forma Super Saiyajin com sua energia divina, então entrando numa forma Super Saiyajin com cabelo azul.

Kaioken

Super kaioken blue

Em Dragon Ball Super, Goku usa o Kaioken enquanto transformado em Super Saiyajin Deus Super Saiyajin durante sua luta contra Hit, ficando com uma aura dupla, e aumentando sua força ainda mais. Goku disse que desenvolveu essa técnica para algum dia usá-la contra Beerus. Goku usa o Kaioken x10 contra Hit, e depois usa o Kaioken normal contra Zamasu e Bergamo.

Criança (GT)

GTGoku

Imperador Pilaf deseja que Goku volte a ser criança no começo de Dragon Ball GT. Nesta forma, é difícil para Goku manter formas mais poderosas, como Super Saiyajin 3. Como criança ele pode fazer sua cauda crescer novamente, com a ajuda do Velho Kaiohshin, que não só aumentou seus poderes, como eventualmente permitiu-o transformar em Oozaru Dourado e Super Saiyajin 4. No fim de GT, Goku é visto novamente como adulto e sem cauda.

GokuKidSuperSaiyanDBGT02

Super Saiyajin (Criança)

Após ser transformado em criança, Goku ainda pode se transformar em Super Saiyajin. Porém, ele não consegue manter a forma tanto tempo quanto no seu corpo de adulto (assim como ele perdeu a habilidade de Teletransporte), embora consiga usar por mais tempo que sua forma Super Saiyajin 3.

Goku GT SSJ2

Super Saiyajin 2 (Criança)

Goku usa esta forma como criança apenas uma vez na série, para defender de um ataque de General Rilldo. Também aparece brevemente antes de transformar em Super Saiyajin 3 enquanto luta com Baby Vegeta.

Super Saiyajin 3 (Criança)

GT Goku SSj3

Após ser transformado em criança, Goku ainda consegue se transformar em Super Saiyajin 3. Porém, ele só consegue manter a forma por alguns minutos, mesmo com a sua cauda aumentando seus poderes. Esta forma não é suficiente para derrotar Baby Vegeta, então Goku pede ajuda a Velho Kaiohshin, que ajuda a Goku se transformar em Oozaru Dourado. Assim que Goku ganha a habilidade de se transformar em Super Saiyajin 4, esta transformação não é mais usada.

GokuGreatApeDBGT

Oozaru Dourado

Goku se transforma nesta forma em Dragon Ball GT, após Velho Kaiohshin ajudar Goku a fazer sua cauda crescer que o permitiu transformar-se novamente em Oozaru. Quando ele olha para a Terra na saga Baby, os Raios Blutz são suficientes substitutos que permitem que Goku use esta forma, uma combinação de Super Saiyajin e o Oozaru clássico. Após recobrar a consciência em sua forma Oozaru, Goku se transforma em Super Saiyajin 4.

GokuSuperSaiyanIVvsNuovaShenron

Super Saiyajin 4

Goku é referido como Super Goku 4 neste estado.[3]. Esta forma é alcançada por Goku após se transformar em Oozaru Dourado e ser acalmado por Pan. O poder esmagador dessa transformação é aparentemente suficiente para superar o poder das Esferas do Dragão que fez Goku se transformar em criança. Porém, o feitiço só é dispersado durante a transformação. Em adição a ele se transformar novamente em adulto, a aparência de Goku muda novamente. Sua cauda é visível e seu cabelo é mais longo do que seu estado normal (mas não tão longo como Super Saiyajin 3), seus olhos ficam sombreados e a cor deles muda para amarelo, e pelo vermelho cobre quase todo seu corpo. Suas roupas mudam, deixando-o vestido apenas da cintura para baixo. Como Super Saiyajin 4, Goku consegue ultrapassar quase todos os inimigos de Dragon Ball GT.

Referências

Também no FANDOM

Wiki aleatória